Cuidado com as ilusões na internet

Como escolher um bom produto ou serviço pela internet com segurança?
Vivemos numa economia de serviços, e a comoditização dos produtos está crescendo cada vez mais. Por comoditização, entende-se a dificuldade que um produto tem de se diferenciar do outro. Há pouca ou nenhuma diferença entre vários e na busca pela exclusividade e diferenciação no mercado, algumas empresas apostam no marketing de serviços.
Há alguns aspectos relevantes, percebidos pelo cliente que são: o acesso à comunicação, a competência, a cortesia, a credibilidade, a confiabilidade, a rapidez de resposta, a segurança e o atendimento prestado.
Muito em breve,  as férias estarão chegando para várias pessoas e muitas já começam a planejar a viagem de fim de ano. E a escolha da hospedagem é algo que sempre preocupa, especialmente se o destino escolhido será visitado pela primeira vez. E é aí que o aspecto confiabilidade no serviço da empresa escolhida será fundamental! São tantas opções, tantos sites com promoções e com fotos belíssimas de paraísos e belas paisagens. As instalações dos hotéis na sua maioria possuem lindas piscinas e espaços de lazer deslumbrantes e encantadores. Veja este exemplo abaixo, uma simpática pousada nas montanhas, no estilo oriental. Nada como meditar e relaxar neste cenário zen e repor as energias para o próximo ano de trabalho.


Há muitas promoções e apelos na internet oferecendo a viagem inesquecível. Com a nova novela fazendo sucesso na TV, "Joia Rara" - com enredo na temática budista,  há quem prefira o modismo de um lugar tranquilo, simples mas acolhedor, onde seja possível meditar, assim como nos templos budistas, cheios de paz e harmonia.
Mas, ao chegar com suas malas e expectativas de viver uma experiência única e encantadora em serviços, não há paz de espírito e harmonia de cliente que possa sobreviver a decepcionante realidade abaixo:


Este péssimo exemplo de marketing "enganoso" de serviço, infelizmente ainda reside por aí, em sites duvidosos, especialmente, aqueles que oferecem sedutoras promoções. Neste exemplo, utilizando uma técnica de perspectiva, ao fotografar o local, ilude o desavisado viajante que, normalmente já pagou o pacote, ou seja, o serviço, antes mesmo de usufruí-lo. E a partir daí, somente procurando seus direitos na justiça e algumas chateações com advogados, audiências, testemunhas, etc., para tentar ressarcir o seu prejuízo. E assim, lá se vão meses do próximo ano com preocupações e sem o descanso merecido.
Com certeza esta pousada conseguiria enganar poucas pessoas, pois hoje, o boca a boca é muito rápido e felizmente, pela falta da credibilidade, essencial nas empresas servidoras, ela sairia do mercado.
Porém, todo cuidado é pouco na hora de escolher a sua viagem e a prestadora do serviço. Olhe bem, pergunte, cheque as informações, para não correr o risco de ter decepções parecidas com a descrita aqui.
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Blog tem por finalidade abordar assuntos vários relativos às mudanças, destacando os serviços, marketing, clientes, empresas, artes e entretenimento.
Comentários, contribuições e sugestões serão muito bem vindas!