Já abriu uma nova porta hoje?

A porta se abriu. Lá dentro crianças correndo. Um sorriso doce veio ao meu encontro e um novo mundo começou pra mim. A partir desse dia tudo mudou..." bem vinda a escolinha", disse-me a Madre.
Ao longo dos anos muitas portas se abriram a medida que tantas outras se fecharam ao deixar elas para trás. Lembro ao abrir a porta para a entrevista do primeiro estágio ou emprego. Quantas sensações... temores, insegurança, frio e calor ao mesmo tempo e a postura séria e firme para transmitir ao entrevistador que estava tudo absolutamente sob controle. 

A cada  nova oportunidade, surgem novos desafios,  mudanças,  cenários,  novas etapas em nossa vida, novas portas vão se abrindo. É como uma nova fase de um jogo,  a medida que cumpre as dificuldades daquela porta, passa de fase e abre a porta da nova etapa. Algumas são fáceis, temos inclusive novas chances para acertar (bônus de vidas no jogo). Em outras no entanto, são bem mais difíceis, só será possível acertar uma única vez, ou a oportunidade estará perdida. Só uma chance no vestibular daquele ano, apenas uma vaga para o emprego pretendido, apenas uma oportunidade de se declarar ao amor ou ele irá embora sem saber do ocorrido.


Poético e simples no pensamento, difícil e complicado no dia a dia. Qual a sua próxima porta? Está preparado para abri-la? Como as empresas abrem suas novas portas? Com inovação? Tecnologia? Quais os novos desafios? É muito comum avançarmos no jogo da competição pulando etapas. Os que se acham espertos, criam códigos para burlar o sistema e avançam. O importante é acompanhar o ritmo acelerado e abrir o máximo de portas, se possível, antes dos demais, mesmo sem estar preparado e sem ter se qualificado na etapa anterior.

O tempo cada vez mais é inimigo da preparação. E as consequências no mercado e na vida vemos todos os dias. Empresas sem eficiência de atendimento e serviços, profissionais sem qualificação adequada, cursos mais enxutos e com menos qualidade de conteúdos, portas se fechando antecipadamente sem concluir adequadamente o objetivo anterior. Quando não fechamos a porta corretamente, abriremos a próxima com improviso e intuição. Porém, ao continuar a caminhada sem o devido preparo, haverá o momento em que a maçaneta não vai girar e então não conseguiremos passar para a próxima etapa. 

Não há desculpas para o despreparo tampouco para o atraso. Um paradoxo desses novos tempos. Saber de tudo um pouco sem profundidade em quase nada. Decidir qual porta e em qual etapa você irá se dedicar é a chave para se diferenciar. Tornar-se um especialista naquela fase onde ninguém conseguirá fazer melhor... e rápido! Pois ainda há muitas portas para se abrir. Já abriu uma nova porta hoje?
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Blog tem por finalidade abordar assuntos vários relativos às mudanças, destacando os serviços, marketing, clientes, empresas, artes e entretenimento.
Comentários, contribuições e sugestões serão muito bem vindas!