Planejando o tempo

Que importância tem o planejamento pra você?
Como está sua agenda? Ela é mensal, semanal ou diária?

Seja qual for a melhor maneira de se organizar, a palavra de ordem é planejar!
O ano já começou e para muitos as férias terminaram. Um novo ciclo se inicia. Estudos, trabalhos, metas profissionais e pessoais se alinham e começam a a permear nossas vidas. Agendamos compromissos, horários, organizamos nosso tempo e nossa vida.

Administrar o tempo... Que tarefa mais difícil!
É preciso definir o que já é urgente - onde o tempo já está curto ou acabou.  O que é importante - que trará resultados a curto, médio ou longo prazo.  E o que é circunstancial - tarefas feitas por comodidade ou apenas por serem socialmente apropriadas.

O problema é que não somos donos do nosso tempo como gostaríamos. Não temos autonomia sobre ele. Porém todos os dias, todos nós temos exatamente 24 horas. Apesar de democrático, o tempo é um recurso perecível, não há como voltar. E administrar o tempo é saber onde ir, onde se quer chegar.  É saber planejar, planejar a nossa vida.



Cada um tem uma maneira muito particular de se planejar. Eu por exemplo, costumo agendar a semana. Planejo compromissos profissionais e sociais. Me ajuda a não esquecer as tarefas e ter a falsa sensação que tenho tudo sob controle. Mas algumas pessoas,  planejam o dia - às vezes na noite anterior ou mesmo bem cedinho pela manhã. Tampouco usam agendas em papel ou eletrônicas.

Utilizando a agenda ou não, acredito que um bom planejamento na nossa vida -  pessoal ou profissional, ou  nas empresas -  públicas ou privadas, irá contribuir para a melhor administração do tempo e a conquista dos melhores resultados.

                    " O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes" - PETER DRUCKER

                 " Se você não souber onde quer ir, qualquer caminho serve." (Alice no País das Maravilhas) - CHARLES LUTWIDGE DODGSON

Isto significa dizer que se uma empresa quer alcançar a qualidade competitiva, ela não acontecerá por acaso. Será resultado de um bom planejamento e de todas as pessoas que trabalham na organização. E por fim, cada um fará o seu papel, destinará parte do seu tempo, resultado do plano de sua vida, que consequentemente prolongará a vida da empresa.


   




Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Um comentário:

Este Blog tem por finalidade abordar assuntos vários relativos às mudanças, destacando os serviços, marketing, clientes, empresas, artes e entretenimento.
Comentários, contribuições e sugestões serão muito bem vindas!