O Natal muda as pessoas ou as pessoas mudam o Natal?

Recentemente tenho lido na internet alguns depoimentos de pessoas que não gostam das festas de fim de ano, em especial o Natal. São vários os argumentos: Jesus, o aniversariante, nem é lembrado; mentiras sobre o Papai Noel para as crianças ou ainda dizem que é tudo comércio e interesse de mercado. Num dos posts li a seguinte frase: "... as pessoas se forçam a passar por cima de desavenças para manter a harmonia na data, como se fosse uma obrigação a felicidade...". É claro que eu absorvo e entendo o que a maioria dos posts quer dizer. Há mesmo uma imensa desigualdade no mundo e muitas pessoas estão sozinhas, tristes ou abandonadas, assim como em qualquer outra época do ano.

Mas, contraditoriamente, a frase crítica sobre a celebração do Natal, me faz gostar ainda mais dele. Sim, eu amo o Natal! E se uma data obriga as pessoas a passarem por cima, relevar, compreender e tentar amar o próximo (mesmo que por uma noite) já é um pretexto muito válido pra mim. Penso que dar um presente é demonstrar carinho e afeto pelo outro, presente este que pode (ou deve) ser um forte abraço!

Se o clima natalino de fato contribui para mudar as pessoas eu realmente não sei, mas nesta semana duas situações me colocaram diante de pessoas servidoras e prestativas, independente de interesses financeiros ou comerciais - apenas o "espírito de Natal".



Tentei comprar um produto para dar de presente através do site de uma loja, porém sem sucesso já que não havia a numeração desejada. Encontrei apenas a recomendação de que eu procurasse a loja mais próxima. Ocorre que não existe a loja na cidade onde eu moro. Liguei para várias lojas do Brasil explicando a minha situação e quando achavam o que eu queria respondiam: "peça para alguém vir comprar pra senhora", afinal, é época de natal, shoppings lotados, etc. Só que eu não tinha "alguém" em outras cidades para fazer a compra.

Foi então que ao ligar para uma loja em BH a gerente me disse: "senhora, não se preocupe, se depender de mim o seu Natal será um sucesso!" Eis a palavra mágica - "Natal". Sem receber nada mais por isso, ela teve o trabalho de ir ao Correios e me enviar o produto. Lembro que nas outras tentativas eu não mencionei ser um presente de Natal, mas após ouvir vários "infelizmente não posso" das outras lojas, dessa vez eu disse: "você é minha esperança de um Natal mais feliz, preciso deste presente". E funcionou! Eu quis pagar um valor a mais pelo bom atendimento, mas a gerente da loja imediatamente recusou dizendo: "estou feliz em poder ajudá-la".

Bom atendimento recebi também numa loja de aluguel de carros. Considero este mais servidor ainda, pois não aluguei um carro com ele, e sim com o concorrente! Explico: Alguns amigos estrangeiros fizeram a reserva e pagaram antecipado um mês de locação através de um site que quase todas as locadoras desconheciam, e o pior - não havia como saber qual era a locadora! O atendente da loja que me ajudou, rapidamente verificou que a reserva do carro não era na empresa dele, mas procurou em todas as lojas presentes no aeroporto pra mim, sem que eu pedisse. Depois, sem sucesso em sua procura, ele poderia simplesmente dizer "sinto muito senhora, não tenho mais como ajudá-la". Porém, ele fez muito mais! Ele me perguntou "será que seus amigos não fizeram a reserva em uma locadora fora do aeroporto?" e, em seguida, começou a ligar para conhecidos seus, até que achou a reserva em uma lojinha pequena de um amigo. Resolvido!

Assim, eu pude avisar à locadora correta que o voo iria atrasar 2 horas. Eu apenas tinha dito a ele: "Olha, meus amigos vêm passar as festas em Natal e agora correm o risco de perder o dinheiro pago pelo carro". Ah... O "espírito natalino" de novo!

Alheia às pessoas que não curtem esta época, finalizo agradecendo à estas pessoas servidoras e que, certamente mudaram o meu Natal e contribuíram para ele vir a ser muito mais feliz!

Muito obrigada e um Feliz Natal para Alice, gerente da Crocs BH - Loja do BH Shopping em Belo Horizonte e a João Paulo, atendente da Hertz - Aeroporto Aluísio Alves de São Gonçalo do Amarante!

Boas Festas e um espírito natalino e servidor à todos!




Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Blog tem por finalidade abordar assuntos vários relativos às mudanças, destacando os serviços, marketing, clientes, empresas, artes e entretenimento.
Comentários, contribuições e sugestões serão muito bem vindas!